Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2012
Memorial dedicado a Aristides de Sousa Mendes e aos refugiados da 2.ª Guerra Mundial

A Câmara Municipal de Almeida pretende instalar, em Vilar Formoso, um Memorial dedicado ao cônsul Aristides de Sousa Mendes e aos judeus e refugiados da 2.ª Guerra Mundial. De acordo com o presidente da autarquia, António Baptista Ribeiro, a Câmara Municipal tenciona adquirir os antigos armazéns da CP, junto da estação de Vilar Formoso, para instalação de um espaço museológico e multimédia que assinale a “fuga de judeus e de outros refugiados” do holocausto nazi e de evocação da “memória do cônsul Aristides de Sousa Mendes”. Referiu que estão em curso negociações com vista à aquisição dos antigos armazéns ferroviários, que se encontram “em degradação progressiva”, para adaptar a espaço museológico. Se a CP não vender os edifícios, a autarquia terá que “procurar outro espaço, nomeadamente edifícios que estão a necessitar de ser recuperados no largo da Estação” de Vilar Formoso, admitiu. O autarca considera que faria todo o sentido instalar o Museu junto da estação ferroviária, uma vez que a Linha da Beira Alta está associada ao antigo cônsul de Portugal em Bordéus, pois os refugiados entraram em Portugal de comboio. Recorde-se que entre os dias 17 e 19 de Junho de 1940, Aristides de Sousa Mendes assinou 30 mil vistos para salvar pessoas do holocausto nazi, contrariando as ordens do Governo de Salazar, situação que o levaria à expulsão da carreira diplomática. O projecto da Câmara de Almeida denominado “Evocação e Memorial aos Judeus e Refugiados na 2.ª Guerra Mundial”, foi idealizado com a intenção de atrair visitantes para o concelho, evocar o feito histórico e perpetuar a memória do cônsul. O plano também envolve a produção de conteúdos multimédia, com base em trabalhos de investigação, que já estão a ser realizados pela arquitecta Luísa Marques, responsável pela criação do Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes. “É um projeto interessantíssimo. É um trabalho de pesquisa relacionado com os refugiados da 2.ª Guerra Mundial, e não só com judeus, que fizeram a sua quarentena em Vilar Formoso e tiveram vários destinos em Portugal”, explicou. Muitos daqueles que atravessaram a fronteira com vistos assinados por Aristides de Sousa Mendes “passaram a fazer vida em Portugal, mas a grande maioria foi para o Brasil”, observou. O autarca revelou que a investigação que está em curso, não só em Portugal como na Áustria, em Bordéus e no Brasil “tem levado a descobertas interessantíssimas”. Após a investigação será produzido um trabalho multimédia que equipará o futuro Museu e também servirá para exposições itinerantes, adiantou. António Baptista Ribeiro prevê que a investigação e os conteúdos multimédia, num investimento global de 240 mil euros, possam ficar concluídos até Junho de 2013, enquanto que o Museu será candidatado ao próximo Quadro Comunitário de Apoio.

Encontrei aqui



publicado por forreta às 22:29
link do post | comentar | favorito
|

»mais sobre nós
»Autores
António M. Albano Soares José M. Ferreira (forreta) Paulo Damasceno
»Quem está por aí?
»Contador Geral
Free Web Site Counter
Free Counter
»pesquisar
 
»AVISO
Todo e qualquer texto publicado na internet atraves deste sistema nao reflete, necessariamente, a opiniao deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentarios publicados atraves deste sistema sao de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Ao(s) autor(es) deste blog reserva-se, desde ja, o direito de excluir comentarios e textos que julgar ofensivos, difamatorios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caracter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificacao do seu autor (nome e endereco valido de email) tambem poderao ser excluidos.
»Contacto
A área de Comentários deste Blogue está aberta para permitir o direito de resposta às entidades visadas e para que todos possam dar a sua opinião sobre os temas abordados e artigos aqui publicados, todavia: Se encontrou algum erro nos artigos publicados; Se tem algum artigo que gostasse de ver publicado neste blogue; Se tem ideias ou tópicos relativos a algum tema que aqui queira ver desenvolvido; Se desejar deixar uma critica ou uma sugestão ou se simplesmente desejar entrar em contacto com os autores deste Blogue; Pode enviar a sua mensagem para o e-mail: pjadamasceno@sapo.pt
»Setembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


»links
»Euromilhões
»Vila de Almeida
»Vila de Vilar Formoso
»Concelho de Almeida
»posts recentes

» Festas de Santa Eufêmia 2...

» Carrinha vende seguros na...

» IX Festa do Bucho e Outro...

» Atribuído o Prémio Ribacô...

» TAÇA DE PORTUGAL DE PARAQ...

» VIII Festa do Bucho e out...

» Grande Rota do Vale do Cô...

» Promoção do Vale do Côa c...

» Memorial dedicado a Arist...

» Festa da Cerveja em Frein...

»tags

» todas as tags

»arquivos

» Setembro 2014

» Março 2014

» Fevereiro 2014

» Maio 2013

» Março 2013

» Fevereiro 2013

» Dezembro 2012

» Agosto 2012

» Novembro 2010

» Setembro 2010

» Junho 2010

» Maio 2010

» Abril 2010

» Fevereiro 2010

» Janeiro 2010

» Dezembro 2009

» Novembro 2009

» Outubro 2009

» Setembro 2009

» Agosto 2009

» Julho 2009

» Junho 2009

» Maio 2009

» Abril 2009

» Março 2009

»últ. comentários
É a falta de clientes que motiva estas coisas, mas...
Ontem 25 de agosto de 2013, passei junto a essas i...
Desde já os meus parabéns aos premiados.Quanto ao ...
Parabéns pelo cartaz! Está muito interessante!
Bela iniciativa. Mais trabalho, mais emprego
Saúda-se o investimento num Municipio tão depauper...
Algo que constatei, até há pouco ... . Como é "pos...
Todo-o-terreno e comida portuguesa no mesmo evento...
"O atual edifício da alfândega de Vilar Formoso(.....
Olá!Deve ser um passeio lindíssimo. Nunca fui ao C...
blogs SAPO
»subscrever feeds