Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2012
Memorial dedicado a Aristides de Sousa Mendes e aos refugiados da 2.ª Guerra Mundial

A Câmara Municipal de Almeida pretende instalar, em Vilar Formoso, um Memorial dedicado ao cônsul Aristides de Sousa Mendes e aos judeus e refugiados da 2.ª Guerra Mundial. De acordo com o presidente da autarquia, António Baptista Ribeiro, a Câmara Municipal tenciona adquirir os antigos armazéns da CP, junto da estação de Vilar Formoso, para instalação de um espaço museológico e multimédia que assinale a “fuga de judeus e de outros refugiados” do holocausto nazi e de evocação da “memória do cônsul Aristides de Sousa Mendes”. Referiu que estão em curso negociações com vista à aquisição dos antigos armazéns ferroviários, que se encontram “em degradação progressiva”, para adaptar a espaço museológico. Se a CP não vender os edifícios, a autarquia terá que “procurar outro espaço, nomeadamente edifícios que estão a necessitar de ser recuperados no largo da Estação” de Vilar Formoso, admitiu. O autarca considera que faria todo o sentido instalar o Museu junto da estação ferroviária, uma vez que a Linha da Beira Alta está associada ao antigo cônsul de Portugal em Bordéus, pois os refugiados entraram em Portugal de comboio. Recorde-se que entre os dias 17 e 19 de Junho de 1940, Aristides de Sousa Mendes assinou 30 mil vistos para salvar pessoas do holocausto nazi, contrariando as ordens do Governo de Salazar, situação que o levaria à expulsão da carreira diplomática. O projecto da Câmara de Almeida denominado “Evocação e Memorial aos Judeus e Refugiados na 2.ª Guerra Mundial”, foi idealizado com a intenção de atrair visitantes para o concelho, evocar o feito histórico e perpetuar a memória do cônsul. O plano também envolve a produção de conteúdos multimédia, com base em trabalhos de investigação, que já estão a ser realizados pela arquitecta Luísa Marques, responsável pela criação do Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes. “É um projeto interessantíssimo. É um trabalho de pesquisa relacionado com os refugiados da 2.ª Guerra Mundial, e não só com judeus, que fizeram a sua quarentena em Vilar Formoso e tiveram vários destinos em Portugal”, explicou. Muitos daqueles que atravessaram a fronteira com vistos assinados por Aristides de Sousa Mendes “passaram a fazer vida em Portugal, mas a grande maioria foi para o Brasil”, observou. O autarca revelou que a investigação que está em curso, não só em Portugal como na Áustria, em Bordéus e no Brasil “tem levado a descobertas interessantíssimas”. Após a investigação será produzido um trabalho multimédia que equipará o futuro Museu e também servirá para exposições itinerantes, adiantou. António Baptista Ribeiro prevê que a investigação e os conteúdos multimédia, num investimento global de 240 mil euros, possam ficar concluídos até Junho de 2013, enquanto que o Museu será candidatado ao próximo Quadro Comunitário de Apoio.

Encontrei aqui



publicado por forreta às 22:29
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

»mais sobre nós
»Autores
António M. Albano Soares José M. Ferreira (forreta) Paulo Damasceno
»pesquisar
 
»AVISO
Todo e qualquer texto publicado na internet atraves deste sistema nao reflete, necessariamente, a opiniao deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentarios publicados atraves deste sistema sao de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Ao(s) autor(es) deste blog reserva-se, desde ja, o direito de excluir comentarios e textos que julgar ofensivos, difamatorios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caracter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificacao do seu autor (nome e endereco valido de email) tambem poderao ser excluidos.
»Contacto
A área de Comentários deste Blogue está aberta para permitir o direito de resposta às entidades visadas e para que todos possam dar a sua opinião sobre os temas abordados e artigos aqui publicados, todavia: Se encontrou algum erro nos artigos publicados; Se tem algum artigo que gostasse de ver publicado neste blogue; Se tem ideias ou tópicos relativos a algum tema que aqui queira ver desenvolvido; Se desejar deixar uma critica ou uma sugestão ou se simplesmente desejar entrar em contacto com os autores deste Blogue; Pode enviar a sua mensagem para o e-mail: pjadamasceno@sapo.pt
»Setembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


»links
»posts recentes

» Festas de Santa Eufêmia 2...

» Carrinha vende seguros na...

» IX Festa do Bucho e Outro...

» Atribuído o Prémio Ribacô...

» TAÇA DE PORTUGAL DE PARAQ...

» VIII Festa do Bucho e out...

» Grande Rota do Vale do Cô...

» Promoção do Vale do Côa c...

» Memorial dedicado a Arist...

» Festa da Cerveja em Frein...

»tags

» todas as tags

»arquivos

» Setembro 2014

» Março 2014

» Fevereiro 2014

» Maio 2013

» Março 2013

» Fevereiro 2013

» Dezembro 2012

» Agosto 2012

» Novembro 2010

» Setembro 2010

» Junho 2010

» Maio 2010

» Abril 2010

» Fevereiro 2010

» Janeiro 2010

» Dezembro 2009

» Novembro 2009

» Outubro 2009

» Setembro 2009

» Agosto 2009

» Julho 2009

» Junho 2009

» Maio 2009

» Abril 2009

» Março 2009

»últ. comentários
É a falta de clientes que motiva estas coisas, mas...
Ontem 25 de agosto de 2013, passei junto a essas i...
Desde já os meus parabéns aos premiados.Quanto ao ...
Parabéns pelo cartaz! Está muito interessante!
Bela iniciativa. Mais trabalho, mais emprego
Saúda-se o investimento num Municipio tão depauper...
Algo que constatei, até há pouco ... . Como é "pos...
Todo-o-terreno e comida portuguesa no mesmo evento...
"O atual edifício da alfândega de Vilar Formoso(.....
Olá!Deve ser um passeio lindíssimo. Nunca fui ao C...
blogs SAPO
»subscrever feeds