Terça-feira, 30 de Novembro de 2010
Vencedor do Prémio Ribacôa 2010

O Prémio Ribacôa distinguiu um projecto de permacultura para São Pedro de Rio Seco, no concelho de Almeida.

O Prémio Ribacôa 2010/2011 distinguiu o projecto “Um Novo Rumo para S. Pedro do Rio Seco”, de Caetana Serôdio, licenciada em História da Arte, José Lambuça, licenciado em Biologia ambiental Terrestre e Tiago Silva, licenciado em Biologia e com mestrado em Ecologia e gestão ambiental, baseado nos princípios da permacultura e que pretende colocar S. Pedro do Rio Seco como referência regional de produtos alimentares (hortícolas e frutícolas) de qualidade, produzidos e distribuídos localmente, numa óptica de sustentabilidade e respeito pela natureza.

A atribuição do prémio, no valor monetário de 11 mil Euros, destinado à concretização e atribuído ao longo do seu desenvolvimento e implementação, foi deliberada no dia 22 de Novembro, numa cerimónia em que estiveram presentes Luis Queirós, presidente do júri do Prémio e da Fundação Vox Populi (Fvp), José Alberto Morgado, em representação da Câmara de Almeida, Manuel Alcino, em representação da Associação Rio Vivo e Telmo Cunha, em representação da Associação dos Amigos de Almeida.

foto

 

foto

O projecto alia práticas agrícolas tradicionais com ideias inovadoras, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor, e prevê a plantação de uma horta orgânica, um pomar/bosque alimentar, um viveiro de plantas autóctones e uma estufa. Com os produtos produzidos pretende-se a médio/longo prazo suplantar as necessidades básicas alimentares de hortícolas e frutícolas da população da aldeia e, eventualmente, de comunidades vizinhas.

foto

Para ler notícia completa ir aqui



publicado por forreta às 20:59
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Quarta-feira, 8 de Setembro de 2010
Casas de Banho da Fronteira de Vilar Formoso sem condições

 

Quem entrar por Portugal pela fronteira de Vilar Formoso, vai ter uma desilusão ao ir à casa de banho. Ouça a notícia em PODCAST.


Continua a ser uma situação vergonhosa, na principal fronteira do nosso país.

Na Fronteira de Vilar Formoso, no sentido Espanha – Portugal, existem umas casas de banhos do lado do Parque Tir, que já não têm manutenção há mais de 4 anos.

A última vez que foram limpas foi por iniciativa da Junta de Freguesia de Vilar Formoso. Mas depressa o espaço ficou na mesma, sem condições de higiene.

Ninguém se entende acerca da manutenção daquele espaço, nem a Junta de Freguesia local, nem a Câmara Municipal de Almeida, nem mesmo a Alfândega.

De salientar, que existem outras casas de banho, no sentido Portugal – Espanha, próximas do Centro Cooperação Policial e Aduaneiro, propriedade da Câmara Municipal de Almeida, construídas há alguns anos atrás, mas ficam mais afastadas.

No entanto, as outras casas de banhos, foram sempre as principais, já que estão quase na linha de fronteira, tendo mais utilização.

O tempo passa e o espaço continua ao abandono. Copiei daqui



publicado por forreta às 22:45
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Uma fábrica em Almeida

foto

Ecogreen dedica-se ao fabrico e comercialização para revenda de janelas em PVC e vai cria 15 postos de trabalho.



Numa primeira fase, a fábrica vai empregar 15 pessoas. A Ecogreen, representa um investimento de 2,5 milhões de euros, suportado por um grupo alemão e que quer apostar na exportação.

Francisco Santos, um dos administradores, explicou que a empresa deverá começar a laborar durante este mês, e vai dedicar-se ao «fabrico e comercialização para revenda de janelas em PVC». Trata-se de «um sistema alemão com material certificado fabricado em Portugal», sendo que «a nossa aposta vai ser a exportação para atingir mercados competitivos que nos interessam em termos de produção, mas também queremos chegar ao mercado nacional que está em renovação e em crescimento».

O empresário salientou que se tratam de «janelas e portas com um vidro duplo com características técnicas superiores às correntes e a preços competitivos», apresentando um «baixo custo» em comparação com as janelas de alumínio.

A capacidade produtiva da empresa na primeira fase são «150 unidades por dia no máximo» e haverá «um máximo de 15 pessoas a trabalhar aqui», «todas oriundas do concelho». Contudo, estão pensadas quatro fases e a segunda poderá avançar já no próximo ano, e em que o objectivo é «passar para 500 unidades por dia», empregando 50 pessoas.

O empresário acrescentou ainda que a Ecogreen utiliza «tecnologia e maquinaria de ponta», o que permite «não só uma maior velocidade mas também um melhor acabamento e fabrico da janela, já que leva a que haja menos erros».

 

(DAQUI)



publicado por forreta às 22:38
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Sábado, 12 de Junho de 2010
Edifício da alfândega de Vilar Formoso recuperado

Edifício da alfândega de Vilar Formoso recuperado para sede de Agrupamento Europeu

 

O atual edifício da alfândega de Vilar Formoso, parcialmente devoluto e a precisar de obras urgentes, vai ser recuperado para acolher a sede do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT), disse hoje à Lusa o autarca de Almeida.

Segundo António Batista Ribeiro, no imóvel com mais de 1 000 metros quadrados, apenas funciona a alfândega, com cerca de uma dúzia de funcionários, que ocupa uma parte da estrutura que “está em ruína progressiva”.

“Tem várias infiltrações ao nível da pala e, o próprio edifício, necessita de obras de conservação”, disse, apontando que em breve a Câmara irá celebrar, com a Direção Geral do Tesouro, um protocolo de cedência do imóvel, por um período de 30 anos.

Contou que logo após a assinatura do protocolo, que ainda não tem data marcada, serão iniciadas as obras de recuperação, para que a estrutura possa acolher a futura sede do AECT que envolve vários Municípios da Beira Interior Norte de Portugal e a Diputación de Salamanca (Espanha).

No âmbito do projeto será também instalado um posto de turismo para “divulgação do território BIN-SAL (Beira Interior Norte e Salamanca)” e “uma grande zona de espaços de exposição dos produtos endógenos” do território abrangido, referiu.

Adiantou que a Câmara Municipal de Almeida já tem “uma candidatura aprovada” para poder recuperar o edifico na totalidade, onde continuará a funcionar a alfândega. (ler mais)



publicado por forreta às 19:29
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Sábado, 29 de Maio de 2010
Bancadas de Redondel geram polémica

 

(Foto copiada daqui)

Está instalada a polémica em Vilar Formoso, à volta da construção de umas bancadas de um Redondel. Ouça em PODCAST.
(in Rádio Fronteira)

 

Esclarecimento sobre este assunto por parte da Comissão Política do PS - Almeida (ler aqui)



publicado por forreta às 11:38
link do post | comentar | favorito

Comemorações do Feriado Municipal

Comemorações do Feriado Municipal 

 

Realiza-se de 25 a 27 de Junho e de 2 a 4 de Julho as comemorações do Feriado Municipal.

(Para saber mais ir aqui)


publicado por forreta às 11:35
link do post | comentar | favorito

Feira do Livro / 2010

Feira do Livro / 2010 

(Saber mais)

(Aqui também)


publicado por forreta às 11:34
link do post | comentar | favorito

Exposição Temporária "O Sagrado"

Exposição Temporária "O Sagrado" 

(ler mais)


publicado por forreta às 11:32
link do post | comentar | favorito

Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança 

 

A Câmara Municipal vai comemorar o Dia Mundial da Criança (1 de Junho), com um vasto conjunto de actividades.

 

 



publicado por forreta às 11:29
link do post | comentar | favorito

Exposição Temporária "Os 50 autores mais influentes do século XX"
Exposição temporária "Os 50 autores mais influentes do séclo XX" 

 

 Público Alvo: Publico em Geral

Organização: Câmara Municipal de ALmeida

(ler mais)



publicado por forreta às 11:25
link do post | comentar | favorito

»mais sobre nós
»Autores
António M. Albano Soares José M. Ferreira (forreta) Paulo Damasceno
»pesquisar
 
»AVISO
Todo e qualquer texto publicado na internet atraves deste sistema nao reflete, necessariamente, a opiniao deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentarios publicados atraves deste sistema sao de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Ao(s) autor(es) deste blog reserva-se, desde ja, o direito de excluir comentarios e textos que julgar ofensivos, difamatorios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caracter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificacao do seu autor (nome e endereco valido de email) tambem poderao ser excluidos.
»Contacto
A área de Comentários deste Blogue está aberta para permitir o direito de resposta às entidades visadas e para que todos possam dar a sua opinião sobre os temas abordados e artigos aqui publicados, todavia: Se encontrou algum erro nos artigos publicados; Se tem algum artigo que gostasse de ver publicado neste blogue; Se tem ideias ou tópicos relativos a algum tema que aqui queira ver desenvolvido; Se desejar deixar uma critica ou uma sugestão ou se simplesmente desejar entrar em contacto com os autores deste Blogue; Pode enviar a sua mensagem para o e-mail: pjadamasceno@sapo.pt
»Setembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


»links
»posts recentes

» Festas de Santa Eufêmia 2...

» Carrinha vende seguros na...

» IX Festa do Bucho e Outro...

» Atribuído o Prémio Ribacô...

» TAÇA DE PORTUGAL DE PARAQ...

» VIII Festa do Bucho e out...

» Grande Rota do Vale do Cô...

» Promoção do Vale do Côa c...

» Memorial dedicado a Arist...

» Festa da Cerveja em Frein...

»tags

» todas as tags

»arquivos

» Setembro 2014

» Março 2014

» Fevereiro 2014

» Maio 2013

» Março 2013

» Fevereiro 2013

» Dezembro 2012

» Agosto 2012

» Novembro 2010

» Setembro 2010

» Junho 2010

» Maio 2010

» Abril 2010

» Fevereiro 2010

» Janeiro 2010

» Dezembro 2009

» Novembro 2009

» Outubro 2009

» Setembro 2009

» Agosto 2009

» Julho 2009

» Junho 2009

» Maio 2009

» Abril 2009

» Março 2009

»últ. comentários
É a falta de clientes que motiva estas coisas, mas...
Ontem 25 de agosto de 2013, passei junto a essas i...
Desde já os meus parabéns aos premiados.Quanto ao ...
Parabéns pelo cartaz! Está muito interessante!
Bela iniciativa. Mais trabalho, mais emprego
Saúda-se o investimento num Municipio tão depauper...
Algo que constatei, até há pouco ... . Como é "pos...
Todo-o-terreno e comida portuguesa no mesmo evento...
"O atual edifício da alfândega de Vilar Formoso(.....
Olá!Deve ser um passeio lindíssimo. Nunca fui ao C...
blogs SAPO
»subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub